PPRA - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - NR 9

De acordo com a Norma Regulamentadora - NR 9 - O PPRA Visa a Preservação da Saúde e Integridade dos Trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequentemente controle das ocorrências dos Riscos Ambientais, tendo em consideração a Proteção do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais.

A PROT LIFE® elabora o PPRA partindo do levantamento em campo para as coletas de informações, reconhecimento e avaliações (quantitativas e qualitativas) dos riscos ocupacionais a que os trabalhadores estão expostos durante as suas atividades operacionais. Este levantamento é realizado por uma equipe técnica (Engenheiro, Técnico e Auxiliares).

Principais etapas do PPRA

  • Antecipação e reconhecimento dos riscos ambientais (físicos, químicos e biológicos);
  • Planejamento das medidas de controle dos riscos;
  • Elaboração de ações preventivas;
  • Monitoramento qualitativo e quantitativo do ambiente;
  • Cronograma de execução das prioridades.

Todas as empresas são obrigadas a elaborar o PPRA?

De acordo com a NR-09 subitem 9.1.1, a obrigatoriedade de elaborar e implementar o PPRA é por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, ou seja, regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT. O PPRA deve ser revisado pelo menos uma vez por ano e ou sempre que apresentar mudanças nos riscos ocupacionais decorrentes de alterações nos processos produtivos, nos setores, cargos e ou atividades.